quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Avatar

I Ultramaratona 24 Horas de Santa Maria

Depois de muitos treinos e muitas batalhas pra chegar bem até o dia da prova em Santa Maria, pra atingir a meta que era alcançar os 200km percorridos numa prova de 24 horas; eu estava pronto.
Quando saí de Rio Grande e tinha terminado aquela prova tinha a certeza de que meu ano de 2008 seria muito bom...!!!
Eu tava tomado de uma força de vontade sem igual em Farroupilha...eu treinava sozinho...cada treino eu virava em torno de 30 km...35km...eu comia as planilhas de treino...fazer 150km de treino numa semana era barbada...ainda mais quando de forma muito prestativa e amiga...meu querido amigo Prof. Fernando Xavier começou a orientar meus treinamentos..foi companheiro...deu conselhos...distribuiu meus treinos até a semana da prova em Santa Maria e um pouco antes de ele viajar para a Europa pra disputar a 24 Horas de Madri...desde o começo dos treinos compartilhamos treinos e energia...um segurava o ânimo do outro.
E além do mais...minha ultra seria a primeira prova de ultra que minha esposa me acompanharia...eu procurei estar bem e cuidei de tudo com antecedência..fui um dos primeiros a fazer a inscrição para a prova...!!
Analisando uma preparação para uma ultra..digo que não é difícil correr uma 24 horas ...o mais difícil e estar bem depois de meses de treino para conseguir correr a prova...os treinos são uma verdadeira dureza...só de ver as tabelas de treino dá um cansaço no atleta...!!!
Consegui os auxílios que precisava pra conseguir realizar uma boa prova, de forma organizada, estruturada, com recursos; e afirmo sem dúvidas que foi a prova que mais eu coloquei investimento.
Como era feriado na quinta-feira, Corpus Christi e aqui em Farroupilha na segunda-feira também era feriado da padroeira da cidade...este final de semana dos dias 24 e 25 de Maio seria muito bom.
Viajamos na sexta-feira pela manhã, bem cedo...e chegamos em Santa Maria ao meio dia ...foi tranqüila a viajem, chegamos bem..fomos para o hotel e depois saímos pra almoçar.
A sexta-feira prometia algumas preocupações extras, um exemplo disso foi a chuva que caiu na madrugada de sexta-feira pra sábado..eu cheguei a pensar que a prova seria cancelada ou transferida...caiu o mundo em água...um toró...relâmpagos...raios...choveu até amanhecer...e por incrível que pareça...parou...amanheceu o dia ensolarado.
Tomamos café no hotel...foi onde eu encontrei o William ...que também participaria da prova e faria uma prova muito boa...grande William , Petrobrás Ultramaratona Clube.
Chamamos um táxi pra levar toda a bugiganga que tínhamos pra levar...e dividimos o táxi com o William...ultramaratonista divide tudo...amizade...dores..táxi...um segura o outro na disputa desde o início...!!
Chegamos lá em frente o Regimento Maullet e montamos nossa barraca pra deixar tudo em ordem..mas a chuva resolveu reaparecer um pouco antes da largada...choveu uns 30 minutos com vento...molhou nossa barraca...molhou cobertor...enfim...o começo não era dos melhores...!!!!
Depois tiramos algumas fotos antes da largada...uma ótima idéia tirar as fotos antes da prova porque depois da prova o cara fica desfigurado...!!!
Tinha começado a prova...agora só no outro dia poderíamos sair daquele circuito...vamos a luta...de volta em volta..os atletas somavam quilômetros e quilômetros..foram vários...o dia é longo...!!
Eu estava contente..minha prova estava dentro do planejado..em certos períodos cheguei a caminhar antes das 6 horas de prova porque estava muito acima da quilometragem planejada para aquela hora. A prova começou a esquentar pra mim quando senti que era o momento de mostrar serviço e fazer a diferença...meu amigo Gérson Sávio...estava muito bem na prova...e tantos outros...e comecei a rodar mais forte...com doze horas de prova eu tinha marcado 101 Km estava dentro do objetivo sem sofrimento...vinha tranqüilo...avisei minha esposa que ia fazer a massagem e depois voltaria pra comer e retornaria para a pista.
Na massagem uma constatação séria...uma lesão muscular séria em duas partes da panturilha me impediria de voltar a prova...a perna endureceu...a panturilha virou uma pedra...embolou em câimbra ...uma loucura...tive que ficar parado durante a madrugada...tentei voltar por várias vezes...caminhava algumas voltas mas tinha que retornar pra barraca...só fui conseguir voltar a caminhar bem no outro dia.
Minha esposa continuou ajudando a organização de prova da União de Corredores de Santa Maria, e ajudou vários atletas também...um destes foi o Gérson que foi abatido na prova por um mau estar estomacal que quase tirou ele da prova...mas depois de alguns sais de frutas retornou firme e terminou em 5º lugar geral com mais de 140 Km percorridos.
Retornei para a prova as 7 da manhã e continuei caminhando lentamente pra completar a prova, claro que ficaria longe dos 200km que tinha como objetivo, mas depois da lesão qualquer distância que marcasse era lucro, e foi assim que com muita raça e vontade marquei os 121Km que me colocou em 11º lugar geral e em 1º lugar na categoria 30 a 34 anos.
Minha esposa recebeu um troféu de Honra ao mérito juntamente com a equipe de apoio da prova pela esportividade apresentada no auxílio aos outros atletas durante a prova e foi aplaudida por todos os atletas durante a premiação.
O troféu que ganhei nesta prova tem um valor muito grande pra mim...foi o troféu que representa uma luta que não atingiu o sucesso desejado....fiquei lesionado...por mais de 50 dias sem correr...isso me deixou muito triste...cheguei a pensar em parar de correr...fiquei deprimido...até deste humilde espaço do blog me ausentei...mas percebi que sou maior que um insucesso passageiro....não terminou ainda...não era pra ter sido em maio passado...Deus está guardando algo melhor pra mim.
Depois de 3 meses voltei a correr e sem treinar...venci a categoria de 30 a 34 anos de uma prova de 11Km em São Leopoldo chegando em 13º lugar geral...eu estou de volta...ontem voltei a treinar pelas ruas da cidade...terminei o treino certo de que estou de volta !!! Em breve estarei correndo atrás do objetivo que é superar a marca de 200km.
Deixo um sincero abraço para meu querido amigo Fernando Pangaré...irmão tua força foi o diferencial em minha preparação...não consegui transformar o preparo em vitória...mas lutei muito..mostrei ter sido digno das tuas orientações. Irmão ...muito obrigado !!!!

4 comentários:

adair disse...

tenho q diser uma coisa amigão
vc é um herói.
kara simples e mto humano.
forte abraço
adair

Marcelo Schettino disse...

CJ...
to impressionado, vei!
não tinha conhecimento do seu blog... agora vo entrar sempre pra ler noticias suas!
Abraço e parabéns pelas provas e conquistas (inclusive pelas supermaratonas! hehehe)
Marcelo

Veni Realizações disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcelo disse...

dai amigao....
vc é um exemplo de superaçao
parabens pelas tuas ultras....
vc é um heroi...
abraços
marcelo