sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Avatar

A Dextrose

A dextrose é um carboidrato e para que se entenda sobre a dextrose, antes é bom que se entenda o que é um carboidrato.Os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso organismo. Eles se dividem em simples e complexos.
Carboidratos simples são formados por monossacarídeos ou dissacarídeos, ou seja, uma ou duas moléculas de açúcares. Pelo fato destes carboidratos serem formados por apenas uma ou duas moléculas de açúcares sua digestão é rápida.
Carboidratos Complexos são formados por polissacarídeos, ou seja, várias moléculas de açúcares. Neste caso já é o contrário, como o carboidrato complexo é formado por várias moléculas de açúcares, sua digestão consequentemente acaba sendo lenta.
Agora que esclarecemos por cima o que é um carboidrato, vamos falar um pouco sobre a dextrose.
Pelo fato deste carboidrato ser simples, com alto índice glicêmico (100), sua digestão é rápida, sendo assim a liberação de insulina é estimulada.
Desta maneira, a insulina começa a transportar a glicose do sangue para dentro das células, trazendo também as proteínas quando elas estão disponíveis. Por esta razão a dextrose é considerada o carboidrato perfeito para ser suplementado juntamente com uma proteína, logo após o treino.
Um estudo em 2001 feito pela University of Texas Medical Branch chegou a conclusão de que as proteínas quando associadas aos carboidratos simples são melhores absorvidas, portanto uma boa suplementação pós-treino, é aquela em que se associa a dextrose com uma boa proteína.Após esta breve explicação, fica claro o quão importante é um carboidrato na alimentação e suplementação do atleta, tanto antes quanto após o treino.
Fonte: Neo Nutri Suplementos Nutricionais

1 comentários:

Anônimo disse...

è muito show. Super legal